quinta-feira, 21 de março de 2013

Limpeza Bucal nos Pets

Oiiiii, sinto por não ter postado todos esses dias galeraa, é que ultimamente as coisas estão agitadas pra mim, e acaba q não sobra tempo.Mas vou tentar me esforçar bastante pra poder estar aki com vcs todos os dias!!

E hoje vamos falar de um assunto que mt gente esquece ou não quer fazer:
Escovar os Dentes dos Pets!!


Higiene bucal dos pets pode evitar doenças

Orientações são de Eros Luiz de Sousa, médico veterinário do Hospital Veterinário Batel

A saúde bucal do seu animal de estimação merece atenção e é fundamental para a saúde dele. Entre os problemas bucais mais comuns estão a formação de placa bacteriana e a gengivite, que podem ser a porta de entrada para outras doenças como as cardiopatias, nefropatias, rinites, sinusites, conjuntivites e ainda causar dores de dente. Segundo o médico veterinário Eros Luiz de Sousa, responsável pelo Hospital Veterinário Batel, a atenção do dono para a higiene bucal do pet é fundamental. “Se o responsável pelo animal busca ofertar o melhor para seu companheiro, deve sempre observar a condição oral dele. A saúde começa pela boca", avalia.

De acordo com Sousa o primeiro passo para detectar qualquer anormalidade é a observação. “O dono deve verificar o comportamento na hora da alimentação para avaliar dificuldades na captura do alimento e na mastigação. Outro item clássico é quando o paciente esfrega a face no chão ou coça a boca com muita frequência, revelando quadro de desconforto e dor. A presença de placas de tártaro e o mau hálito são fáceis de observar na simples inspeção da boca. Qualquer um destes sinais presentes procure um médico veterinário”, aconselha.

Nesses casos, o ideal é procurar profissionais especializados em odontologia veterinária, que fazem parte dos serviços de cirurgia dos hospitais. Mas, independentemente do problema, é sempre importante manter consultas periódicas de forma preventiva. “Além disso, para evitar esse tipo de problema é importante escovar os dentes do pet com creme dental apropriado e nunca utilizar produtos de uso humano, pois podem fazer mal, já que o animal engole a pasta”, explica Sousa. 
                                       
 Em determinados casos é necessário fazer a remoção do tártaro por intervenção cirúrgica. “O profissional especializado em odontologia saberá informar quando o procedimento cirúrgico deverá ser aplicado, pois é uma prática comum e segura na odontologia veterinária. Trata-se de uma remoção de tártaro como em humanos, porém, com anestesia geral, visto que o paciente precisa estar imóvel e com as vias aéreas protegidas para que não obstrua com água e produtos utilizados no polimento. A sedação simples não proporciona esta segurança, portanto não é indicada”, afirma o veterinário.
Fonte: www.google.com.br - bem paraná
Eae pessaol, isso é um ato extremamente importante,e higienico,                                                                       então galere, bora limpar os dentes dos seus bichinhos lindos!!
bjbj galera, aaaaaah, antes de ir embora, vcs não sabem quem apareceu na escola na semana passada:
um chow chow lindo, foi la na escola, ele era de uma garota que estuda la tbm... era mt lindo, a pelagem era clara, a linguinha roxa, todo fofo,e mt linduuu
bjbj fui pessoal, fui mais volto dps, hein, kkkkkk!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário