quinta-feira, 14 de março de 2013

Gatinhos Preguiçosos


EXERCITAR OS GATOS MAIS PREGUIÇOSOS



Exercitar os gatos mais preguiçosos
Ao contrário do que se possa pensar, os gatos necessitam, tal como os cães, de serem exercitados.Apesar de muitos gatos serem brincalhões, por vezes o apelo de uma sesta ao sol é mais forte do que qualquer brincadeira.

O elevado número de gatos com excesso de peso, revela que muitos donos ainda não têm consciência da importância do exercício. Confinados ao interior, com comida à descrição, os gatos tendem a engordar e a mexerem-se cada vez menos.

Os felinos que não têm a possibilidade de gastar as suas energias de forma saudável, acabam por, tal como os cães, embarcar num rol de comportamentos destrutivos: arranhar a mobília, trepar cortinados, atacar as plantas, etc.

Mas se os donos dos cães têm o hábito de os levar a passear, tal não acontece com os gatos. Estes são sobretudo animais de interior e para os exercitar o dono necessita de recorrer a outra estratégias.

Os gatos devem ter duas sessões diárias de brincadeira com os donos de pelo menos 10 minutos para se manterem em forma.

Exercício no interior

Subir/Descer Escadas

Subir e descer escadas é um bom exercício para felinos. Para motivar o gato, pode ir colocando guloseimas no topo das escadas ou em degraus intermédios. Pode fazer este exercício duas a três vezes por semana. Use guloseimas apropriadas para gatos, ou opte por escolhas saudáveis, como fruta.

Seguir a luz

Quando está demasiado cansado para brincar com o gato, pode pegar numa caneta que emita luz numa ponta e apontá-la para as paredes e chão. O gato vai tentar “caçar” a luz. Este exercício faz com o gato se mexa bastante, sem que o dono necessite de sair do sofá.

Mobiliário felino

Quando não estiver em casa, é importante que o gato se mantenha activo quando está acordado. Tenha mobiliário próprio para ele, como por exemplo postes para trepar.

Comida

Para quem tem gatos verdadeiramente preguiçosos, pode optar por tentar motivá-los com comida. Para isso é necessário deixar de ter comida à disposição, para passar a ter comida servida a determinadas horas. Reserve 30% da comida geralmente dada, para passar a utilizá-la como recompensa pelo exercício feito. Para isso, esconda a ração em sítios estratégicos da casa, ou colocando-a dentro de brinquedos de borracha pensados especificamente para isso. Estes brinquedos têm uma abertura e a comida é colocada dentro. O gato tem de tentar retirar a comida, gastando assim as energias.



oooo preguiça boa hein,fala sério ne galera
ter preguiça pode ser a coisa mais normal do mundo,
mas se o seu gato fica todo esticado na PIA, nao é 
legal,não é nada higienico isso...


bjbj pessoal, falando nisso to até com preguiça de sair daqui 
pra ir pra eskola....
kkkkk, brincadeirinhaaa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário